top of page
Destaque 4.png

ANÁLISE DO NÍVEL DE GOVERNANÇA

O QUE É GOVERNANÇA? É um sistema de organização, de regras e acordo, que cada empresa, dentro da sua realidade e características, vai estabelecer, para ajustar as relações entre as pessoas, o negócio e o patrimônio.

A Governança Corporativa se apoia em 04 pilares: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Para analisar o nível de maturidade em governança da empresa familiar, se adotará a seguinte metodologia:

 

1º - diagnóstico da realidade da família e da empresa em relação ao diagrama dos 03 (três) círculos: PROPRIEDADE | FAMÍLIA | EMPRESA. Neste primeiro passo, será identificada a estrutura da família, a estrutura societária da empresa e as pessoas responsáveis pela gestão e execução do dia a dia da empresa, verificando, em seguida,  no diagrama, a complexidade pelo nível de sobreposição destas funções.

 

2º - nível de equidade em relação à observância dos direitos de cada pessoa que desempenha funções dentro dos 03 (três) círculos. Aqui se observa as regras de direito de família e sucessões, sobretudo questões relacionadas à regime de bens de casamento e união estável e aspectos hereditários; estrutura de remuneração de administradores, gestores e sócios proprietários; distribuição do controle, do poder político de tomada de decisão; estruturação da administração; regulamentação adequada dos direitos societários dos minoritários.  

 

3º - nível de transparência, verificando as formas de comunicação de acordo com as características da empresa, da família, a natureza e a confidencialidade das informações, e os tipos de informações divulgadas: informações institucionais, orientações estratégicas, atualização de resultados, relatórios financeiros, posicionamento do negócio no mercado, agendas de trabalho, notícias internas e externas relevantes, clippings e notícias institucionais ou relacionadas ao negócio, além de outros.

 

4º - nível de prestação de contas. Qualidade das demonstrações financeiras. Se existem relatórios da administração. Periodicidade de apresentação, observância dos ritos de deliberação e aprovação. Existência de sistemas de controle, auditoria interna e externa.

 

5º - nível de responsabilidade corporativa. Verificação da existência de programas de integridade (compliance), adequação LGPD, demais aspectos regulatórios, adoção de programas e de uma agenda ESG.

TENHO INTERESSE EM SABER MAIS.

AGENDE UMA CONSULTA.

Submarca azul.png

Contate-nos

Obrigado(a)

bottom of page